YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Registro sete: Um pouco de espera - Parte II!

Oi genteeeee! Tudo bem! Sim sim sim, muito animada!! É essa semana gente! Então, corre gente, corre! Muita coisa pra fazer ainda, e o blog atrasado né?! Haha... bom, no post sobre as coisas que pesquisei na época em que não havia muita coisa pra fazer sobre os tramites do intercâmbio ficou bem grandinho e eu nem terminei de falar sobre todas as coisas que pesquisei... É que estou falando demais gente, isso acontece sempre que to nervosa, ansiosa, etc... então, lá vem mais um post, coloquei esse post depois do post do visto, porque enquanto eu esperava o visto, eu também pesquisando outras coisas... Então vamos lá...

  • Transporte Público em Toronto
O Transporte em Toronto se dá através de três maneiras:

Ônibus


Subway


Street Car


E para utilizar o TTC nós temos:
  • Ticket – como já foi incorporado ao português, é um quadrado de papel – usado somente para students e seniors (idosos).
  • Token (comprado nas estações de metrô) – tem a forma de uma moeda, do tamanho de uma de 10 cents, com a borda dourada. Pode ser usado tanto no metrô quanto no ônibus e no bondinho também.
  • Pass (Passe) – existe uma variedade, os mais comuns são o semanal e o mensal (darei mais detalhes abaixo).
  • Transfer (para mudar de transporte) – um retângulo de papel – pode ser pego por você na estação de metrô ou entregue pelo motorista do bus ou do streetcar.
Informações tiradas do site OiToronto
  • Dinheiro e Câmbio
Sobre como levar levar dinheiro para o exterior, acabei concluindo que as melhores formas são: em espécie e em cartão de viagem, o conhecido Visa Travel Money (ou VTM - mas também não é mais o único, mas ainda o mais conhecido). Lendo e pesquisando sobre essa questão, eu me decidi por levar uma quantia de CAD$ 300 em espécie e o restante no VTM, que vocês vão ver ao se aprofundarem mais sobre esse assunto que é um cartão de débito, você só vai gastar o que tiver lá e pronto. Pode-se fazer recargas e saques em ATMs (caixa eletrônico). Bom, é possível fazer esse cartão em bancos, casas de câmbios e etc; mas como a Experimento é parceira da Confidence, eles mesmos já providenciam nosso cartão. Para conseguir trocar o dinheiro, eu entrei em contato com a casa de câmbio, no caso a Confidence, e o processo é bem simples, você pode ligar ou falar com uma atendende on line e informar o valor da troca, então ela te informa o valor com o IOF (que é o imposto que você tem que pagar para trocar a moeda), que é de 6,38% (já no cartão VTM esse imposto cai para 0,38%) e então você informa em qual das lojoas você vai realizar a compra e no dia seguinte já pode ir trocar. Chegando lá, eles vão conferir seus dados e pedir que assine um papel, como se fosse um recibo, e te darão uma cópia e as espécies em dólar canadense (no caso do CAD só notas de 100, ok?!). Rápido, simples e fácil né?! Olha só como é bonitinha a nota:



Acompanhei a cotação do dólar por aqui.
  • Diários de intercambistas
Eu acompanhei, e ainda acompanho, muitos vlogs e blogs de outros intercambistas, que acho uma das maneiras mais legais pra que possamos ter uma noção real de como as coisas acontecem... Vou sugerir aqui pra vocês apenas alguns, dos quais eu mais gostei, tá certo?!


              AdrianaLima   Portrasdoarmario     

  • Curiosidades e outras informações

Gente, nessa parte vou falar um pouquinnho de tudo misturado haha. Como por exemplo, a importância de se levar a nota fiscal de compra dos equipamentos que você for levar, como notebook, por exemplo. Pois existe uma cota de $500 dólares que cada pessoa pode trazer em compras de eletrônicos, passando essa cota, há de se pagar um imposto sobre o preço do produto; então, com a nota fiscal em mãos é possível comprovar que o produto foi adquirido no Brasil antes mesmo da sua viagem; então não se esqueçam, levem as notas, ok?! Gente, só um detalhe: no caso de celular e máquina fotográfica você pode viajar tranquilamente com um de cada sem que seja considerado suspeito ou que você precise comprovar com nota fiscal. Já roupas, cosméticos e acessórios; não existe cota para as compras, mas caso seja parado pela alfandega é preciso comprovar que não é para venda e etc... Como? Não tendo as peças repetidas (29 blusas iguais, por exemplo)... Sendo assim, parece ser bem tranquilo.

Bom sempre também conferir qual o padrão de tomadas do país e sua voltagem, para ver a compatibilidade com os produtos que usamos aqui. E no Canadá é bem tranquilo, a voltagem é de 127 V (comum em algumas regiões do Brasil, como a minha) e o padrão de tomada é esse abaixo, aqui no Brasil o padrão é diferente né?! Mas é muito fácil encontrar adaptadores ok?! Isso não será um problema!



E para manter contato com o pessoal aqui no Brasil ein?! Mas uma vez podemos contar com nossa aliada tecnologia e usa-la a nosso favor para podermos fazer um sinal de fumaça sem grandes custos... Temos os mais diversos programas e redes sociais para nos ajudar, e dentre eles, temos o grande Facebook e também o Skype... que pode nos aproximar e muito não é mesmo?! E como hoje em dia existes apps para celular dos dois, pronto! Problema resolvido... Chegando lá você procura saber sobre os planos de celular e ligações internacionais, pacote de dados e etc... Mas não dá pra fazer isso num primeiro momento né?! Como eu estou indo para ficar apenas um mês, creio que não farei nenhum plano para ligações internacionais, vou me virar pelo skype/facebook mesmo... já sobre um plano de pacote de dados, acho interessante, por que ficar sem internet pra mim é meio complicado, rs.

Uma coisa legal que acho válida também, é usarmos da tecnologia que temos a nossa mão para nos ajudar... Por que não usar o celular para termos mais informações, não é mesmo?! Pensando nisso, fui em busca de aplicativos para meu telefone sobre Toronto, e dos que baixei, fiquei com os três que vou mostrar a seguir. Obs.: os aplicativos abaixo estão no Windows Phone 8.0 ok?! Para seu tipo de celular, acesse seu Market Place.



Vou mostrar pra vocês rapidinho a carinha de cada um tá?! Então vamos começar pelo Toronto Events, que como o nome mesmo diz, ele faz uma listagem (por mês) dos eventos que vão ocorrer na cidade.


Já o aplicativo Toronto Guide é um aplicativo de GPS mesmo, lista o mapa de Toronto e te aponta alguns possíveis locais de interesse. É possível você também inserir o local que deseja ir e ele indica o caminho.


E por último, o TTC transit Guru, lembrando que TTC é a empresa de transporte vigente em Toronto. O aplicativo conta também com um mapa que possa te orientar, salva suas rotas mais usadas ou pesquisadas em favoritos e tem também a opção Routes, que você consegue acessar as rotas/trajetos dos ônibus de acordo com o sentido deles.


Bom, espero que as informações sejam válidas pra vocês. E qualquer dúvida, deixem ai nos comentários.

Com amo, L.



Nenhum comentário:

Postar um comentário