YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Registro um: um intercâmbio!

Bom, essa história começa há muito, muito, muito tempo atrás...

Não sei ao certo dizer quando ou por que essa vontade louca de ir pro Canadá surgiu, mas ela existe há bastante tempo na minha vida. Bom, colocado na cabeça que eu iria MORAR no Canadá, vamos à realidade... Como faço pra poder realizar esse sonho?! Bom, não tinha a menor ideia, então, aos poucos meus dias estavam atarefados demais (com trabalho e faculdade) pra poder focar minhas forças nisso.
Enfim, com o tempo fui percebendo que morar lá, seria uma coisa um pouco  mais complicada do que eu gostaria, ainda mais não tendo muitos recursos financeiros. Mas então me surgiu uma ideia há mais ou menos dois anos atrás: fazer um intercâmbio! Sim! Essa era a solução, então, comecei a solicitar orçamentos em várias agências e conclui que eu iria precisar de um pouco mais do que vontade pra conseguir realizar isso. Foi então que em 2012 me mudei para Belo Horizonte (Minas Gerais) e as coisas melhoraram de forma significativa: pude consultar mais agências, meu salário agora me permitia fazer uma pequena poupança para esse fim, facilidade maior em consultar e conseguir informações (já que sou do interior e lá as coisas são mais limitadas)... Feito vários orçamentos, várias pesquisas sobre as agências, etc... Acabei de decidindo pela Experimento, que não foi a mais barata dentre os orçamentos, mas era um preço acessível e com bom atendimento. E eu sou assim, depois que eu decidi, acabou! Então em dezembro de 2012 fiz meu contrato com a agência de intercâmbio. Depois de algumas conversas e (mais) pesquisas sobre as opções de cidades, me decidi por Toronto; pois é uma metrópole, as pessoas nativas já estão acostumadas a receber intercambistas, a multiculturalidade do lugar, e além de ser um pólo de emprego (já que pretendo me mudar pra lá, tenho que conseguir uma renda não é mesmo?!)

OK! Passo um tomado: escolher a agência, destino. Agora faltava escolher a data da viagem. Como eu sou uma trabalhadora brasileira (como diz uma amiga minha), teria que fazer o intercâmbio de apenas um mês (sim, é pouco, é chato isso de não poder ficar mais tempo, mas eu ainda preciso do meu emprego no Brasil pra realizar meu sonho né?!). Coincidentemente, chegava à época de escolher o período de férias na empresa que eu trabalho, então... após analisar bem, me decidi: setembro de 2013! E assim ficou decidido: marquei minhas férias para 13/09/2013 – 12/10/2013 e comuniquei à agência para poderem começar os tramites de inscrição na escola.
A escola escolhida foi a ILSC Toronto. Bom, existem várias escolas para intercambistas e etc.. então por que escolhi essa escola?! Foi por pura simpatia ao brochurão deles (é um caderno colorido, cheio de imagens e informações sobre as cidades e as filiais ILSC nas cidades pelo mundo a fora onde ela existe - detalhe, ele é todo em inglês), foi assim, amor a primeira vista!

Capa do brochurão da ILSC





Kit da Experimento: Brochurão da ILSC, uma caixa de lápis de escrever e um cartão de indicação do despachante pro visto

Bom, cidade e escola decididos. Agora faltavam algumas outras escolhas a fazer... Em relação a acomodação, escolhi a Homestay, onde você é hospedado por famílias que residem na cidade escolhida (Toronto, no meu caso) – optei por essa opção pra poder viver um pouquinho a rotina deles, e ainda optei por pensão completa pra não ter gastos a mais com comida (pensão completa, inclui: café da manhã e jantar – já que no horário de lunch estarei na escola (optei pelo curso intensivo).
Não demorou muito para que minha carta de aceitação, emitida pela ILSC, chegasse. Pra terem noção de tempo, fiz minha inscrição na Experimento, creio eu, dia 06/12/2012 e a carta de aceitação é datada de 18/12/2012, ou seja, duas semanas mais ou menos.


Letter of Acceptance - ILSC Toronto


Porém, no meio disso tudo, faltava um dos detalhes fundamentais: o passaporte! Sim, eu não tinha passaporte, mas esse é tópico para outro post.

De dezembro até hoje, já se foram oito (longos) meses... onde pude ocupar minha cabeça com algumas outras coisas, que vou relatar nos próximos posts...




Love, L!

Nenhum comentário:

Postar um comentário