YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Registro três: O passaporte!

Bom, como eu havia comentado no primeiro post, apesar de ter fechado contrato com a agência e ter sido aceita pela escola, eu ainda não tinha o Passaporte, pois é.
Pois bem, vamos lá com esse papo de tirar o passaporte. Já na agência Experimento, me orientaram a entrar no site da Polícia Federal , onde seria possível eu consultar os postos de atendimento para a retirada do passaporte bem como a documentação necessária. Ao entrar no site da PolíciaFederal, na área de retirada de passaporte, já se encontra um passo a passo do que se deve fazer. Estou colocando os passos aqui em baixo para vocês já ficarem cientes (ressaltando que é só para uma primeira noção de como é o processo, você terá que entrar no site e seguir os passos ok?!). 


Em relação à esses documentos necessários relatados no passo um, você será transferido para uma nova página onde irá escolher o tipo do documento, no meu caso, foi o Passaporte Comum (para brasileiros), os documentos são os seguintes:
  • Identidade
  • Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição
  • Documento de quitação com serviço militar (para homens)
  • Certificado de naturalização (não se aplica para quem é nascido no Brasil)
  • Comprovante de pagamento da GRU (passo 3)
  • Passaporte comum anterior (não se aplica para quem irá retirar o passaporte pela primeira vez)
  • CPF

Reunido esses documentos, vamos ao passo dois. Nele você preenche uma guia on line com seus dados pessoais (nome, estado civil, etc), seus documentos (CPF, passaporte anterior, etc), dados complementares (profissão, endereço) e escolhe o local de atendimento (onde você irá para retirar o passaporte). Após preenchido esses campos será emitido a GRU, no valor de R$156,07; paga-la é o passo três, e como dito logo acima, você irá precisar do comprovante de pagamento desta guia para retirar o passaporte.

Informativo com os dados do seu agendamento para retirada do passaporte


O passo quatro consiste em você ir até o local escolhido por você no passo dois, em local de atendimento, com a documentação listada anteriormente, em documentos originais. Não é necessário mais levar a foto para o passaporte, no local de atendimento eles estão munidos com máquinas fotográficas digitais e tiram a foto na hora. Bom, não é restrito o uso de maquiagem, portanto garotas, podem se maquiar a vontade (com bom senso, claro). Eu fui retirar meu passaporte em dezembro de 2012, foi tudo bem tranquilo e rápido. A não ser por um pequeno detalhe, a minha carteira de identidade além de estar vencida (elas tem validade de 10 anos) eu estava irreconhecível na foto (segundo a moça que me atendeu). Para minha sorte, eu estava com minha carteira de trabalho então consegui fazer o processo usando ela (eles pedem documento com foto, então poderia ser também a carteira de motorista), porém, para retirar o passaporte eu ia precisar de uma nova identidade.

Para retirar a segunda via da identidade, eu precisei dos seguintes documentos:
  • 2 fotos 3x4 (recentes, com fundo branco, sem maquiagem, sem óculos, etc)
  • Certidão de nascimento (para solteiros) e se casado, certidão de casamento
  • Comprovante de pagamento da DAE (Documento de Arrecadação Estadual – valor para segunda via R$25,00 e pode ser impressa pelo site)
  • CPF, PIS ou PASEP original


Não é preciso agendar um horário, você leva a documentação e fica na fila até chegar sua vez. Para mais informações, bem como o link da DAE, vocês conseguem clicando aquiMas para minha surpresa, eu não consegui fazer minha identidade na primeira tentativa, pois quando eu retirei minha identidade pela primeira vez, não houve o cadastro das minhas digitais, portanto, precisei cadastrar minhas digitais e esperar uma semana mais ou menos para poder ir retirar de fato a identidade. Passado esse tempo, levei toda documentação novamente, enfrentei a fila novamente e finalmente consegui fazer a identidade, e leva só um horinha pra ela ficar pronta, com isso eu fui dar umas voltinhas na rua pro tempo poder passar. Passado uma hora, retornei, peguei minha identidade e aproveitei e peguei meu passaporte também, afinal, estava no mesmo local (PEP UAI – Praça Sete – BH). Então, no final, deu tudo certo... Mostrei minha nova identidade, assinei o passaporte, peguei ele e fui feliz da vida pra casa!

Só para curiosidade:
  • Se a foto do passaporte não ficar boa, você muda na hora, pede pra tirar outra
  • Suas digitais são cadastradas nesse processo de retirar o passaporte (essa parte é um pouco chatinha, mas pelo menos você não suja mais a mão, pois é digital)
  • Quando seu passaporte fica pronto, eles te enviam um e-mail avisando
  • Mas eles também te entregam um papel com a data certinha que você pode ir buscar, e ele vai estar pronto nessa data mesmo, pode confiar
  • O processo não é demorado
                                                           Por favor, não se assustem!





Com amor, L!

Nenhum comentário:

Postar um comentário